Atenção! Sites Falsos de Leilões.
Foi identificado que quadrilhas têm utilizado informações falsas a respeito da posse de certificados com a Sectigo AC (internacional). Esses sites fraudulentos estão utilizando selos falsos com o objetivo de enganar possíveis clientes.
É importante destacar que a função dos certificados digitais é criptografar os dados que transitam entre o servidor e a máquina do usuário do site, evitando que terceiros tenham acesso aos dados sensíveis dos clientes. Mesmo nos certificados de validação completa (empresa e domínio), não é função atestar a idoneidade das empresas, apenas identificar a empresa por trás do site e garantir a criptografia de dados na área segura (https).
Para garantir uma compra segura online, recomenda-se que o consumidor realize uma pesquisa rigorosa sobre a loja virtual em questão, verificando a reputação da loja, questionando amigos, confirmando a existência de uma loja física e pesquisando em sites de reclamação, como o Reclameaqui.com.br.
Além disso, recomenda-se que o consumidor desconfie sempre de preços muito baixos, pois podem indicar possíveis fraudes.
Maiores informações:
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2020/08/26/estelionatarios-aplicam-golpes-por-meio-de-site-de-leilao-mogi-e-o-local-onde-supostamente-os-veiculos-arrematados-estariam.ghtml
https://www.fraudeemleiloes.com
https://leiloeirosdobrasil.com.br
Como verificar a autenticidade do Selo de Site Seguro?
O selo no fim da página usado nos sites fraudulentos, é uma falsificação. Eles montam uma página html semelhante ao selo da Sectigo CA.
O Selo original é um javascript (uma linguagem de programação) que, ao ser inserido no código html da página, puxa as informações diretamente do banco de dados da própria Sectigo.
Você pode verificar a página do selo original clicando no selo do rodapé do nosso próprio site (https://www.sectigo.com.br):
https://secure.trust-provider.com/ttb_searcher/trustlogo?v_querytype=W&v_shortname=SC5&v_search=https://www.sectigo.com.br/&x=6&y=5
Um exemplo de certificado que tem sido usado, pode ser visto clicando no cadeado que aparece na barra de endereços do navegador: